Desembarca em Guarantã dia 17 de julho Operação Cachimbo pelo Projeto Rondon
Publicado em: 11/07/2017 ás 16:11:00 Fonte: Assessoria

Anunciado ainda no início do ano e assinado pelo prefeito Érico Stevan em Cuiabá, o Projeto Rondon #OperaçãoCachimbo desembarca dia 17 de julho e vai até dia 29 de julho em Guarantã do Norte.

Serão mais de 200 universitários que levaram oficinas de diversas áreas nas escolas 13 de maio, Sol Nascente, Irany Jaime Farina e Escola Novo Horizonte. Oficinas de Assessoria de Imprensa, Rádio Comunitária, Mata Ciliar, Reciclagem, Alimentação, Associativismo e cooperativismo entre outras.

Os coordenadores do Projeto Rondon em Guarantã do Norte são Wilson Mestriner Junior (USP), Merci Duarte Leite (UTFPR), Alexandre Stumpf (Unichapecó) que irão comandar os acadêmicos no trabalho de campo.

O projeto é uma parceria do Governo de Mato Grosso, Ministério da Defesa do Governo Federal, a prefeitura de Guarantã do Norte e as instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

As ações são na área da saúde, assistência social, educação e outras. O Prefeito Érico buscou estreitar os laços com a Base Aérea do Cachimbo que tem Guarantã do Norte como sua cidade parceira, e com isso conquistou mais esse importante projeto para o município. Além de Guarantã do Norte outros 7 municípios do Pará serão comtemplados.

O prefeito Érico destacou, "pela primeira vez em Guarantã o Projeto Rondon irá atender as famílias de baixa renda, as famílias do interior para termos um diagnóstico do nosso município, um projeto que tem 50 anos e contará com a atuação de 30 universitários que trarão resultados surpreendentes", disse.

A #OperaçãoCachimbo será coordenada pelo Campo de Provas Brigadeiro Veloso da Base Aérea do Cachimbo e será uma aproximação da Aeronáutico com a sociedade de Guarantã do Norte e dos municípios atendidos pelos Projeto Rondon na região em 2017 que leva estudantes universitários a atuar nos processos de desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da cidadania em municípios do País.

O Tenente Coronel Fábio Lima estará em Guarantã do Norte acompanhando e dará todo o apoio operacional necessário pelo Campo de Provas Brigadeiro Veloso. Os acadêmicos irão receber treinamento no Campo de Provas Brigadeiro Veloso na base aérea do Cachimbo.

Veja a programação no Facebook da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.