Faculdade AJES realizou homenagens aos enfermeiros de Guarantã do Norte
Fonte: Assessoria
Na noite do dia 12 de maio aconteceu em Guarantã do Norte, a abertura da II SEMANA DE ENFERMAGEM no auditório da Faculdade AJES, onde foram homenageados todos os profissionais da enfermagem e enfermeiros pioneiros de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Terra Nova do Norte, e a secretária de saúde que ajudou fazer história em Guarantã, Veroni Pansera. O curso contou com palestras, minicursos, homenagens, coletas e interpretação de exame laboratorial através do telessaúde.
O Telessaúde é um programa nacional que tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica/Atenção Primária da Saúde a partir da qualificação dos profissionais da saúde.
O telessaúde por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação, já realizou mais de 3.000 teleconsultorias, gerou mais de 4.000 laudos de eletrocardiograma (ECG), e mais de 10.000 profissionais de saúde receberam qualificação por meio das atividades de Tele-educação.
São mais de 550 pontos de telessaúde localizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 100% dos municípios de Mato Grosso, com mais de 4.500 profissionais de saúde cadastrados. Cada munícipio tem seus telesapoiadores, em Guarantã, a responsável por isso é a enfermeira Márcia Budtinger.
O diretor geral da AJES, Clódis Menegaz, falou sobre a homenagem, “Com certeza, é o segundo ano do curso de enfermagem em Guarantã do Norte. Nossos acadêmicos estão comemorando esse dia tão importante para o curso de enfermagem que é o seu aniversário. E nada mais justo, nada mais importante e salutar para a ciência que o evento dessa magnitude, aonde o nosso acadêmico, ele vai ouvir palestras importantes que serão ativas no seu dia a dia de labor na profissão, no futuro, e respeitando o princípio condicional, que é a instituição tem que fazer desses eventos que é um programa de extensão. Então um evento desses, nada mais é, uma extensão. Para fazer educação tem que ter ciência e tem que fazer ciência, e só faz com amostra cientifica. Ele está buscando informação que vai levar para o mercado de trabalho, no seu estágio, nas suas aulas práticas, na sua formação. Não existe um PSF sem enfermeiro”, disse Clódis.
Mais notícias
Mais Notícias
06 de Novembro de 2025
CIB aprova habilitação do Centro de Tratamento Renal de Guarantã do Norte
Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em Cuiabá-MT, o Município de Guarantã do Norte alcançou uma importante conquista para a saúde pública regional: a aprovação e habilitação estadual do Centro de Tratamento Renal (CTR) junto à Secretaria de Estado de Saúde…