Profissionais da saúde de Guarantã do Norte participam de Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade em Alta Floresta-MT.
SMS GTÃ do Norte
Entre os dias 19 e 21 de setembro as profissionais da central de vacina enfermeira da sala de vacina Leidilene Karoline Oliveira juntamente com as Técnicas de Enfermagem da sala de vacina Terezinha Blasius, Ana Lúcia Aparecida e a coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde de Guarantã do Norte Karla Daniella. Estão Participando na cidade de Alta Floresta da Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAC).
A oficina promovida através do ministério da saúde por meio dos escritórios regionais tem como objetivo a atualização dos profissionais para uma busca ativa das baixas cobertura vacinal nos municípios que compreende as regionais de Peixoto de Azevedo e Alta Floresta.
Além da troca de experiências e informações durante a oficina, foi apresentado um novo modelo de planejamento para as ações de vacinação nos municípios, facilitando assim o acesso, diminuindo as barreiras, oportunizando informações de qualidade para minimiza os impactos das fake News e especialmente manter a qualidade dos insumos, desde a produção até a aplicação.
Todo o trabalho foi coordenado pelos instrutores Clessia e Naiara, Antônio, Odair e Thayná, que abordaram diversos temas como Situação Epide. E Coberturas Vacinais, objetivos e Metodologia da Formação, diretrizes para o micro planejamento e ações de vacinação, componentes e Critérios de Alta Qualidade das AVAQ dentre vários outros.
Ao final da capacitação, os participantes foram atualizados no funcionamento do Sistema de Informação do PNI, Coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde de Guarantã do Norte Karla Daniella, destacou a importância da capacitação dos profissionais que atuam no dia a dia. “Esta oficina busca trazer para a nossa região instrumentos e mecanismos que vão fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da saúde e principalmente as coberturas vacinais”, pontuou.
Karla Daniella, também disse que “Esse é um passo importantíssimo que estamos dando em frente às vacinações na região e em especial para o municipio de Guarantã do Norte, a população só têm a ganhar com capacitações como essa que influencia na busca ativa, além de permitir levar esclarecimentos sobre os imunizantes, em especial aqueles destinados às crianças menores e acima de cinco anos, fortalecendo as medidas de prevenção junto à nossa comunidade”.