Mais de 1.800 doses de vacinas foram aplicadas no dia "D" de vacinação contra a Gripe e Sarampo em Guarantã do Norte.


Data: 03 de Maio de 2022
Autor: Ademir Junior
Fonte: Assessoria de comunicação
Categoria: Saúde

Fonte: Assessoria de comunicação
Categoria: Saúde
Foto por: Assessoria de comunicação

No último sábado, dia 30 de abril, a Secretaria de Municipal de Saúde, por meio da sala de vacinas, realizou o Dia "D" de vacinação contra a gripe e o sarampo, desde que a campanha foi iniciada já foram aplicadas 1.878 doses de vacinas.

No dia "D" da campanha foram aplicadas 661 doses de vacina, sendo 237 contra o sarampo e 424 doses contra a gripe. A vacinação aconteceu na sala de vacinas localizada junto ao centro de especialidades e também no PSF Araguaia no horário das 08 às 17 horas.

Já as vacinas contra a Influenza foram vacinados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses à menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outros.

Já para a vacinação contra o Sarampo, o público alvo são crianças com idade de 6 meses a baixo de 5 anos e adultos até 29 anos, que nunca tomaram nenhuma dose ou tenham apenas uma dose registrada no cartão de vacina.

Desde o dia 11 de abril até o dia de hoje, já atingimos uma meta de 21% de nossas crianças vacinadas, 25,2% do idosos, 35,4% profissional da saúde, 48,9% de puérperas e 26,5% de gestantes, somando um total de 1.878 doses de vacina contra a gripe aplicadas. Já na campanha contra o sarampo tivemos um total de 885 doses de vacinas aplicadas, somando um total de 26,91% de crianças vacinadas no município”. Comentou a coordenadora da sala de vacinas Tatiane Aranda.

*Sobre a Campanha*

A campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo segue até junho com a vacinação sendo realizada na sala de vacinas para todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram, já nos PSF a vacinação será realizada no dia do bolsa família.

*Documentação Necessária*

Para a vacinação, as pessoas devem levar Cartão SUS e o Cartão de Vacina. As pessoas que possuem comorbidades devem levar laudo médico comprovando a doença.