Em 11 meses a secretaria municipal de saúde de Guarantã do Norte já atendeu cerca de 4 mil mulheres com a mamografia.

Data: 24 de Novembro de 2021
Autor: Assessoria de comunicação
Fonte: Ademir Junior
Categoria: Saúde

Fonte: Ademir Junior
Categoria: Saúde

Com a proposta de dar atenção especial a saúde da mulher, desde o início deste ano de 2021, a prefeitura municipal de Guarantã do Norte por meio da secretaria municipal de saúde, tem oferecido de forma gratuita a realização de exames de mamografia.

Antes da aquisição e instalação Mamógrafo digital X analógico no centro de especialidades, os exames eram realizados em clinicas particulares ou outros municípios, é de extrema importância para as mulheres, pois é através do exame que pode ser detectado em estado inicial qualquer lesão que possa está aparecendo nas mamas.

Uma das doenças que podem ser detectado na mamografia, é câncer de mama, uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Compromissado com o bem estar e a saúde da mulher, o prefeito Érico Stevan, além dos atendimentos por meio de consultas e exames as pacientes do município de Guarantã do Norte, também celebrou convenio com outros municípios e hoje também atende as pacientes dos municípios de Novo Mundo, matupá, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

As consultas e exames são realizadas através de agendamento, por semana são realizadas em média de 90 mamografia, no mês são em torno de 375 atendimentos neste período que está em funcionamento já foram realizadas cerca de 4 MIL mamografias, dentre elas, 66 pacientes de Novo Mundo, 54 pacientes de Matupá, 31 pacientes de Peixoto de Azevedo e 99 de Terra Nova do Norte.

Não se pode prever o desenvolvimento do câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Portanto, é de fundamental importância que a mamografia seja realizada periodicamente entre as mulheres” comentou a secretária municipal de saúde Letícia Camargo.